domingo, 14 de junho de 2009

C. Ronaldo e a crise espanhola

Longe vai o tempo que eu nao voltava a esta casa.

Pois, a motivaçao é forte.

Antes de expressar a minha opiniao sobre o assunto é importante referir duas coisas:

1. Toda a gente sabe que nao sou um fa do Cristiano Ronaldo, nem dentro nem fora do campo. Mas também cada um é como é e faz a vida que quer. Passei alias a despreza-lo nao quando nos eleminou esta ano da liga dos campeoes, mas quando disse que adorava marcar golos ao Porto. Mas também esta no direito de o sentir e de o dizer, embora dize-lo a meu ver nao seja assim tao inteligente (principalmente quando a ocasiao era a festa do Manchester e estava rodeado dos seus colegas que nem devem saber que o Sporting existe, ou melhor, sim, o que foi eliminado pelo Bayern por 12-1). Como pessoa, nao me identifico, mas outra vez, cada um é como quer e eu nao tenho que criticar. Aliás conheço muito boa gente que se ganhasse o que ele ganha seria bem pior...... ou seja criaturas insuportáveis....

2. Claro que me repugna a avaliaçao erronea que se fazem de certos profissionais como os futebolistas, aos quais se pagam, como neste caso, 94 milhoes de euros por uma transferencia, seja la de quem for. É obvio que condeno, mas parece que é legal. O que é uma falta de rigor é que muitas das pessoas que criticam estes valores sao os que alimentam o futebol e defendem este capitalismo selvagem. Pela logica inerente ao sistema se o futebol gera dinheiro e negocios, é normal que os melhores custem muito, ou mesmo que nao sejam os melhores, os que geram mais valias.
Choca-me que uma quase inutilidade da sociedade seja comprada por 94 milhoes de euros e se tivessemos um super economista que nos poderia, com umas habilidades comparaveis as do CR, colocar o nosso pais numa melhor posiçao economica e logo numa melhor situaçao para todos os portugueses, duvido que alguem o contratasse por mais de 30 milhoes, se tanto. Mas mais uma vez, nao podemos é crer o capitalismo e depois quando nao nos convem, criticar....

Fazendo estas ressalvas, vamos ao tema.

De repente, saio à rua e tudo o que é jornal catalao fala na transferencia do CR, onde por vezes se usam palavras menos correctas para com um tipo que ate me custa defender.

O CR tem um preço, que alguem pagou. Se ele é metrosexual sem classe nao interessa ao caso até porque nao foi de certeza por isso que foi contratado.

O que acho surpreendente é que agora seja o CR o problema da sociedade e da crise espanhola.....mais, como se o Messi o Eto, O Henry, o Xavi, Iniesta, etc nao custem nada......
Alias, os mesmos que criticam agora nao os vi criticar que um bilhete para o jogo com o Ossassuna custe 71 euros no camp nou, numa parte de estadio que nem se quer é a melhor.

Mais, ficam pasmados quando digo que nao gosto do CR. Porque na mente da maioria destas pessoas, este espirito de criticar alguem que é do seu proprio pais nao existe. SE o CR era Catalao seria o melhor do mundo e se ia para um clube por 94 milhoes de euros (a excepçao do Real) seria o heroi deles como o chico-esperto daqui da zona.

O que detestto é esta visao limitada de que todos somos iguais e logo que os portugueses sao assim ou assado, como se nao houvesse diversidade.

Estao sempre a falar-me do figo que trocou o Barça pelo Real, mas tb se esquecem, deconhecem e fundamentalmente nao querem saber, que o FIgo quando veio para o Barça tembém deixou o clube que o formou, o Sporting a custo zero, numa indilicadeza que so lhe ficou mal , tal foi a indelicadez que por este e outros casos a fifa aplica agora a percentagem da transferencia para o clube formaçao quando o jogador é inferior a uma certa idade.

Mas isso a eles nao lhes importa. Nao lhes importa que um Barcelona Ossasuna, com o estadio cheio possa render 7 milhoes de euros, um jogo pobre mediocre e sem nenhuma das estrelas em campo e que terminou ate com uma derrota do Barcelona.

Se tinha sido campeo europeu, e se mantivesse a mesma equipa que parece ser o caso....nao me preocupava com os outros. Mais, ate achava interessante que os outros tivessem melhores jogadores. Ja o dinheiro envolvido é criticavel, mas anda ai muita gente com telhados de vidro.

Sem comentários: