sábado, 24 de maio de 2008

Os americanos e o racismo

Estamos sempre a falar mal dos americanos.....porque temos algumas razoes para isso.

Mas acho que será preciso também apreciar os factos positivos:

Ora, se o Obama for eleito para presidente dos EUA, mas mesmo que nao seja presidente, ao que tudo indica ganhará as eleiçoes do partido democrático, a minha pergunta é será que em POrtugal, por exemplo, temos um nível de tolerância tal para que por exemplo o líder do PS ou do PSD fosse um negro português neto de Angolanos?

Os politiqueiros...

Não vi o debate dos candidatos ao PSD, mas tive a oportunidade de ouvir o que mais importante se discutiu. Parece que há uma certa novidade no discurso da parte de alguns candidatos.....mas não sei se será suficiente para governar PORTUGAL....com certeza será melhor que o Santana.

Mas alguém sabe qual é a razao pela qual o Santana é candidato?

Eu ouvi-o dizer, ou algo parecido, que o principal argumento era que o criticaram muito mas hoje as coisas nao estao muito piores.......ou seja, o Slogan é tipo...não sou muito pior que o Sócrates.

Mesmo que a vericidade deste facto tenha que se lhe diga....e seja discutivel, como portugues, é um argumento que eu queria ouvir.

Já me sinto confiante.....nao sou pior que o Socrates...ena

O preço da Gasolina em Viseu

O preço da gasolina em Viseu deve ter escapado ao contexto nacional e mundial. Deve ser por estar perto de Espanha.

É que com certeza não é um grande problema, comparado com o facto do Cristiano Ronaldo ter chegado ao hotel da seleção sem ser visto. Isto foram os primerios cinco minutos do telejornal de ontem.

Os grandes monumentos do futuro...

30 anos depois........

aqui, neste local que já se chamou Portugal, existia uma civilazação, pensa-se que com as mesmas capacidades de contrução dos Incas, Maias e Egípcios, e deixaram estes templos que devem ter servido para adoração divina: chamavam-se auto-estradas.

Pensa-se que são obras do grande arquitecto Cavaco Silva e de outros sucessores como Guterres.....

No entanto, esta civilação extinguiu-se, segundo as lendas, porque os habitantes deixaram de visitar estes templos, as auto-estradas.....e os Deuses lançaram uma praga.

sexta-feira, 23 de maio de 2008

Porque estou em Espanha tenho que ver o festival da canção

Estes gajos são loucos, todos os almoços discutem se vao ganhar o festival da canção!!!

Eu nao sabia até ontem que POrtugal estava, só quando liguei a RTP internacional.

E não é que esta febre dos espanhois nos contagiou, a mim e aos outros 5 portugueses que la estavamos?

No final, o nome de Portugal foi o ultimo a ser mencionado como qualificado para a final, e até eu que estava farto de gozar com o festival da canção, fiquei pasmado cmigo mesmo porque durante os 10 segundos de suspense para anunciar o nome do nosso país estava nervoso. Tanto é que para quem não ligava nada, festejamos a passagem à final no próximo sábado.

E a frase célebre foi: Já vamos à final do Europeu.........o Sclorai que se lixe.

Por isso, se querem reviver as emoções da vossa infância e entrar na febre dos 80, façam como nós, juntem-se sábado à noite para fazer de conta que o festival da canção é um dos eventos prinicpais do ano, e vivam essa noite como se não houvesse mais musica no mundo.

Se vos dá mais alento, nós só estamos a torcer para que Portugal fique à frente de Espanha.

quinta-feira, 22 de maio de 2008

A morte do ciclista e a informaçao

O ciclismo esta morto.......é uma maquina de dopping....

façam antes uma corrida para ver quem tem os melhores doppings.........é a unica maneira de dar verdade ao ciclismo.....ao menos assim sabemos ao que vamos.

Durante um dia ouvi e vi notícias sobre a morte de um ciclista, Brunos Neves. que caiu e, apesar do capacete de protecção, bateu fortemente com a cabeça no chão, acabando por morrer a caminho do Hospital Padre Américo, em Penafiel.

Depois suurprendentemente vejo montes de notícias sobre a apreensao de medicamentos etc associados a dopping na equipa Maia Milaneza, que ganhou as ultimas voltas a portugal, à qual pertencia este ciclista.........

e hoje no el país.......nao nas notícias portuguesas....(posso ter estado distraído, mas acreditem que se foi noticiado nao foi muito, ou pelo menos nao foi mais que o Socrates fumar num aviao)..que a autópsia realizada diz que morreu de paragem cardíaca, talvez antes da queda.

Ora se assim for, há varios assuntos a resolver:

1. Pelos vistos, a investigaçao desta equipa quanto a dopping tinha razao de ser.

2. Qunado vi na televisao os colegas de equipa chorar, inclusive o treinador.......peço que venhama publico falar do dopping na Maia. SE gostavam tanto do vosso colega, por favor digam se alguem se dopava na equipa, e quem é o reponsável. Porque se ele morreu por isso, as lagrimas de crocodilo nao servem de nada........ aliás não passam de co-autores de uma morte disfarçada

3. A comunicaçao social de repente ficou muda, e agora que era importante denunciar, até em termos preventivos, para que outros atletas nao o façam , caso o dopping tenha sido a verdadeira causa de morte

4. Faz-me lembrar o Feher, que toda a gente fica chocado, mas ninguem chega saber muito bem a causa da sua morte, nem as possiveis análises a susbstancias dopantes. É preferível que a imagem de um atleta seja protegida do que proteger os atleta que ainda estao vivos. É tudo uma hipocrisia.

O País que temos e a crise que aí vem

Eu sei que sou um pouco o apologista da desgraça, mas quando eu. em postas anteriores, falava no problema dos carteis e preços de gasolina combinados, parece que agora finalmente tudo acordou.

Parece que os políticos só têm capacidade de ver um problema quando ele já nao se pode ignorar mais (mesmo os da oposiçao).

Mas nao é so este o problema. Os paises produtores de petroleo têm tudo combinado que o preço do petroleo vai continuar a aumentar brutalmente. Pois esses países já perceberam que um dia se vai esgotar e por isso mais vale vende-lo muito caro. Pois se há 1 ano ganhavam milhoes com os poços que têm, sabendo que vai acabar, agora pelo menos decidiram que em vez de milhoes recebem trilioes.

Compreende-se. Aliás compreende-se cada vez melhor a invasao do Iraque. Os EUA pensaram que era a unica maneira de terem uma fonte de petroleo em que eles é que derterminavam o preço, escapando assim a esta galopada dos preços e ganhando em competiçao com a Europa e resto do mundo. No entanto, como a situaçao nunca que se tornou estavel no Iraque, os EUA ainda nao conseguiram garantir a exploraçao do petroleo Iraquiano e por isso nao escaparam ao destino do resto do mundo......uma crise que se tornará sem precedentes.

Mas o que me mim me espanta é que agora vem os taxistas, os pescadores, os camionistas, os transportes e por ai fora em greves, como se o governo pudesse reduzir fosse o que fosse. Neste momento nada é mais certo que terá que haver uma reduçao no consumo e aposta em energias alternativas, mas a sério. Nunca o fizemos por iniciativa própria, agora vamos ser obrigados...por uma questão de sobrevivencia

Nao vai ser possivel trabalhar a 50Km de um grande cidade e ir e voltar todos os os dias num carro particular, uma pessoa por carro. Isso vai acabar, aliás começa a ser um luxo. Provavemnete será um dia até um crime ambiental e com certeza um pecado capital.

Mas nao basta o ministro falar...é preico políticas e já. Nao servem de nada greves, o abaixamento de impostos so agrava um problema que em ultimo caso nao depende so do governo portugues. Não Socrates, Cavaco nem Barroso que nos solucione este problema.

O que eu pergunto é:

se o maior partido da oposiçao quer ser governo nao devia andar a discutir ou apresentar propostas governativas para lidar com estes factos, em vez de discutir em quem votaram nas ultimas eleiçoes?

É preciso novos políticos e novas politicas. Por favor apresentem projectos para o nosso país, estratégias de desenvolvimento e metas alcançaveis. Estamos fartos desta incompetência que continua a entrar todos os dias em casa pela televisao......

SE nao fizermos nada agora, Portugal vai deixar de existir economicamente e como o dinheiro manda, deixaremos com certeza de ser um país.......vamos com certeza ser anexados....por quem? Nao tem necessariamente de ser por Espanha.


Tirem-nos deste sufoco.....

E já agora já pensaram que os nossos primeiros-ministros visionários em vez de investirem durante quase 20 anos o dinheiro da EU em educaçao, saude, ou sistemas de transportes publicos eficientes , gastarem em auto-estradas que,nos próximos 20 anos, poderao tornar-se num verdadeiro deserto?

O meu DNA mitocondrial

Sinto-me uma Alosa, uma lagartixa, um coelho ou uma lebre........é que ontem fiquei a saber o meu haplótipo de DNA mitocondrial e a minha vida jamais será o que era.


Como seria "fantástico" se pudessemos dizer âs nossas amostras (as que nao morreram) tu és o haplótipo Timidus, pois podem imaginar que esse facto iria mudar a vida dessa lebre.

Mas para os curiosos e más linguas que dizem por aí que eu sou Africano ou do médio Oriente, pois o meu haplótipo pertence ao haplogrupo H, o mais comum na Europa.

Logo, roam-se de inveja porque sou Europeu de gema......ou de mitocondria.

Mais ainda, é que dentro deste haplogrupo, o meu haplótipo é peculiar. É que numa base de dados de quase 60 artigos, ou seja, de 4000 inidviduos sequenciados, o meu haplótipo em particular só aparece em mais dois inivíduos, onde?

Ora eu poderia dizer mas vamos fazer um concurso. Pago uma cerveja a quem aceretar e dou uma pista....começa por G........e mais nao digo

domingo, 11 de maio de 2008

Por falar em Irlanda..

Não resisto em transcrever algumas frases de um postal que encontrei na Irlanda....


"Murphy's Irish Law"

Anything that can go wrong will go wrong

Friends come and go, enemies accumulate

Beauty is only skin deep, ugliness goes to the bone

The other queue always mooves faster

To get a bank loan, you must first prove that you don't need it

If all's going well, you obviously haven't a clue about what's going on

Things enjoyable in life are either illegal, immoral or fattening.

(Murphy was an optmist!)

Copyrights, Liffey Atefacts 2006

Irlanda

Não encontrei um único duende na Irlanda. Começo a desconfiar que não existem....

Mas sim, é um país mutio verde, com muitas ovelhas e com Guiness. Além disso as pessoas são tão simpáticas como em Portugal....na generalidade.


Mas o mais importante foi reencontrar montes de amigos e divertir-nos.



sábado, 10 de maio de 2008

cereais

Algo se está a passar no mundo de hoje.

Fala-se numa crise alimentar.......será que finalmente as desigualdades gritantes entre seres humanos estão a ter consequências fora de África, ou seja, nos países ditos desenvolvidos?

Não sei o que está a acontecer, mas algo me diz que está a chegar a altura em que não vamos poder continuar a ingorar a miseria humana, como se nao nos dissesse respeito.

Futebol...justiça e casos

Bem, parece que a liga decidiu punir 3 clubes, inclusive o meu.

Pois nao vou fazer parte daqueles que se queixa que o processo foi mal conduzido.

É verdade que todo o processo foi estranho, é verdade que no meio há um série de vinganças pessoais e clubisticas, mas se houve tentativa de corrupção que paguem por isso.

Nao quero saber se uma tentiva pode ou nao ser punida, mas mais que um problema jurídico, há um problema moral.

Não podemos nos podermos queixar que a justiça nao funciona, quando decide para um lado ou para o outro. Assim, ficará sempre a noção que nao funciona, pois os culpados vão sempre dizer que não funciona e logo temos a comunicação social a dar horas de tempo de antena ao "nao funciona".

Só tenho mis duas coisas a acrescentar: das escutas que vieram a público, se estes tres clubes foram condenados, haveria com certeza outros a punir. E sabem aquele ditado: pela boca morre o peixe.

Pois parece que os humanos do sexo masculino nao morrem pela boca.....há pontos bastante mais vulneráveis

quarta-feira, 7 de maio de 2008

Uma pequena realização pessoal :)

Hoje decorreu o primeiro café científico do PRBB, onde cientistas sao convidados para falar ao público em geral sobre temas de interesse comum. Como faço parte da organização, embora para este nao tenha contribuído quase nada, senti-me realizado e contente por observar que o bar do Centro de Arte Contemporânea de Barcelona estava cheio de gente e por ter corrido bastante bem. Foi divulgado nos jornais diários e estava também a televisão da Catalunha.
(esta nao é a cor original....alterou-se a fazer o upload)



Sinto-me por isso realizado.....por hoje