sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

Ano do Rato

Segundo o Calendário Chinês começou agora o ano do Rato.

Dizem que é um ano bom para os negócios. Mesmo calhar, agora que seo se fala em crise.......ainda nao percebi bem mas crise económica e crise financeira nao é a mesma coisa, e neste momento aproxima-se uma delas, mas nao sei qual. Mas o facto que nao sao as duas deixa-me ficar sosssegado, porque podemos estar em crise economica mas financeiramente bem, ou em crise financeira mas economicamente bem. O que é que isto quer dizer nao sei, mas é reconfortante.

Noutro dia uma colega minha daqui do lab, é que é assim a verdadeira gaja que deixa os gajos todos a babarem-se (a qual ao baptizei de "mascote do BioEVO"), seguiu o conselho de um outro muito colega bastante estranho (e pelo qual as gajas nao se babam), que lhe disse que com a crise se há algo caro mas que ela gostasse muito, mais valia comprar, ja que o dinheiro a seguir nao ia valer nada.

Claro que gaja que é gaja vê um vestido e repara que o preço é elevadito (as más linguas falavam no ordenado de um mês, que motivou o meu chefe ter ido falar com ela a perguntar se ela tinhha gastao o ordenado todo num vestido mas que ela desmentiu (Ja estou a ver o chefe no proximo mes a passar-lhe o cheque e a dizer "desta vez nao gastes tudo em roupa")), e so se lembra do meu outro colega a dizer compra........na crise compra........e ela comprou.

Cheguei a perguntar-lhe de que serviaria o vestido se houvesse uma crise e andasse tudo a morrer de fome, quem é que ia reparar no vestido. Mas é provavel que ela até tenha razao e que mesmo em epoca de fome a mascote com um vestido de noite se safe melhor que eu (com ou sem vestido de noite).

Mas isto tudo para dizer que se o ano do rato é bom para os negócios.......é bom para quem?

Muitas vezes o lucro de uns significa o prejuizo de outros (nem sempre mas muitas vezes). As empresas com sucesso muitas vezes levam à falencia de outros. Logo é bom para os negócios, mas de quem?. Será que todas as empresas da China vao ter um bom ano de negócios. É que para isso nao era preciso o ano do Rato. Desde que eu comprei um leitor de mp4 no e-bay que veio da China por pouco mais de 30 dolares, estou rendido. Eles vao conquistar o mundo e vai ser no ano do rato.

Logo agora que eu pensava lançar-me na Bioart, vao começar para ai os coreanos da Macrogen a fazer obras de arte com os geis dos pcrs que enviamos para lá.

Merda de rato.

1 comentário:

Catarina Pinho disse...

No Natal os presentes que comprei aqui nos states eram todos Made in China... Incluindo as écharpes indianas super-étnicas que dei à minha avó... ;)
Ou seja, não é só o mercado português que os produtos chineses estão a inundar...
E toda a gente sabe que é assim porque eles têm pessoas (incluindo crianças) esfomeadas a trabalhar dia e noite por meia dúzia de tostões e porque não ligam nenhuma à qualidade, à segurança ou ao ambiente. Todos os esforços da China estão orientados no sentido da produção ao custo mais baixo, para inundar os mercados com preços competitivos.
Mas eu acho que esta situação não é sustentável e que mais cedo ou mais tarde isso vai ter de mudar: à medida que a China se abre às sociedades ocidentais a mão-de-obra ao preço da chuva vai ter de acabar e as más condições dos trabalhadores também. Os chineses podem ser culturalmente mais susceptíveis à exploração mas não são parvos! E há muitas provas disso!
Também li no público há algum tempo que entre as 20 cidades mais poluídas do mundo 16 são chinesas, o que dá que pensar. Como consequência da terrível poluição, algumas cidades chinesas têm das mais altas taxas de nascimentos de bebés defeituosos do mundo.
É que o progresso desmedido tem um preço, e alguém tem de o pagar! E não adianta a China pôr a máscara do progresso e da riqueza (como por exemplo com a organização dos Jogos Olímpicos). Sabemos que as fundações estão podres e algo há-de ruir.
Resta saber se é antes ou depois do resto do mundo ir à falência.