domingo, 11 de janeiro de 2009

Perante as incertezas....

Tirando os confrontos em gaza, onde independentemente de quem fez o quê anterioremente, o facto de mais de um quarto dos mortos serem crianças e de terem atacado uma escola sinalizada com bandeiras das naçoes unidas, e matarem pessoas no curto periodo de 3 horas de cessar fogo por questoes humanitarias e por aí foram......o resto nao deixa de ter piada.

Muito sinceramente vejo o mundo com mais esperança do que há um ano. Digamos que umas naçoes unidas que servem para nada pelo menos neste caso de Gaza, de uma crise económica onde os bancos vao ha falencias e milionarios perdem furtunas e quando se fala numa crise sem precedentes...... e em que se começa a visualizar que a soluçao nao se sabe muito bem qual é (pelo menos a melhor).......juntando a Guerra do Iraque e o falhanço no Afganistao, acho que nao há mais nada que possa acontecer para percebermos que os sistema politico e economico dos ultimos 30 anos nao funcionou.......... levou-nos longe em ciencia e tecnologia mas nunca estever tao longe de atingir a meta da igualdade entre pobres e ricos e de acabar com fome e miséria em Africa.

Portanto, isto levou-nos a algum lado mas nao o que nos prometeram. Nao me sinto contente porque o desemprego va aumentar.....mas se aumentar muito e a crise afectar muita gente.....chegamos a um ponto onde tudo tera mesmo que mudar e imagino muita violencia social. Grécia, França, (parece-me que o reino Unido vai em queda libre)....etc.

A este sistema so queda a esperança num homem, em Obama, e ja parece que este nao salvo so os EUA mas o Mundo, no entanto, ja começamos a desconfiar. Depois de percebermos que sozinho nao vai a nenhum lado....acho que vamos finalmente perceber que estamos finalmente no meio de um acontecimento que vai mudar o mundo. Os planos de curto prazo nao funcionarao e neste momento é preciso um novo equilibrio vindo de outras pessoas.....que se invente um novo sistema.

Sem comentários: