quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

Os distraidos como eu devem ser roubados todos os dias

A sério que espanta-me como coisas destas se podem passar ........

http://videos.sapo.pt/L2UVoMbS1TcFa2NkoYPp

Em Portugal há mais tigres que linces

Se por acaso um dia estiverem a caminhar algures pela bela natureza do nosso Portugal e de repente virem um felino de grande porte com tiras negras, pode nao ser uma miragem.
Nao será um lince, que esses sabemos que ja nao existem, sao um mito. Mas pode mesmo ser um tigre.

Pois é, o insólito qconteceu: "Dois tigres do Circo Chen à solta à entrada da Azambuja causam confusão" in publico

Parece que os tigre do Circo Chen fugiram.

É chamar o electrecista do ICN, parece que ele é perito em anestesia.

Mas já agora se virem por acaso os Tigres, nao corram, por favor. Imaginem que está a cair neve e ouçam a musica do Tom Waits do "Tigre e a Neve".

Afinal tudo é possivel em Portugal

terça-feira, 29 de janeiro de 2008

Alguem esta a pensar em ir a este meeting?

Em Cold Spring harbor, inicio de Maio:

http://meetings.cshl.edu/meetings/genome08.shtml

SMBE 2008

Pessoal,

deadline de abstracts 3 de Março.

O Ricardo tb pediu para avisar que na altura em Barcelona tb se passa o regresso dos Portishead.

Desculpa Catarina, nao sei se gostas, mas nao é para meter nojo.....foi o Ricardo que sugeriu informar.


Eu ainda nao tenho dados para o abstract mas até lá invento algo

Nova low cost Portugal-Cuba com voos quase diários

Para ir de férias para cuba ja nao precisamos de fazer escala em Madrid e apnhar secas da Ibéria os Spanair.

Agora vai-se na Sata até aos Açores (mas também há directos do continente de vez em quando) e depois apanha-se um voo regular numa low cost chamada CIA.......

Como quase todas as low cost o aeroporto de destino é um pouco secundário (Guatanamo ou lá o que é), mas deve dar para ir depois para Varadero ou Havana.

É assim que temos que sair da crise.........empreendorismo e criatividade..........

quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

Nao percebo a repentina perseguiçao aos Paquistaneses de BCN

Porque agora a policia espanhola ir ao raval e prender paquistaneses?

Nao faz sentido nenhum.......

Estavam a preparar um atentado........mas que é isto, o minority report?

Que informaçao é que a policia teve para os prender.........estavam a preparar-se.

ë da maneira que fazem mesmo um atentado, nao os que foram presos mas os que ficaram.

E também nao percebo as informaçoes sobre Portugal? Será que a polícia espanhola esta a dar ideias aos terroristas........tipo esta aqui um pais ao lado vao para lá.....

Além do mais, os paquistaneses daqui sao chamados de butaneiros?
O que é isso?
Sao os que vendem bilhas (botijas) de gás.

Ora se os tipos vendem gás, claro que se encontram na posse de explosivos.....ou as botijas nao explodem?

Mas eu pergunto........alguns destes tipos vivem aqui há 20 ou 30 anos..........a vender gás........e houve menos explosoes que em Portugal nos ultimos meses por fugas de gás. Como é que estes tipos sao chamados de terroristas?

Se há um coisa em que eles foram eficazes foi a evitar explosoes. Com centenas de botijas......se quisessem fazer um atentato era só irem com a carrinha contra um edificio.

So faltava irem a um pirotecnia portuguesa e acusarem as pessoas que ai trabalham de estarem a prepara um atentado. Aliás se procurarem bem.....eu acho que será ai que estao os terroristas todos..........mas normalmente mantam-se só a eles proprios........é que rebentam sempre antes do tempo

Como ganhar um nobel

In publico:
Durão Barroso anuncia "plano histórico" para combater alterações climáticas.

Apesar de ter apdrinhado a guerra no Iraque o nosso ex-primeiro ministro que abandonou o país já nao disfarça na sua ambiçao de ser nobel da paz.

Depois de andar a fazer de bom samaritano em países pobres agora (depois de ver o exemplo Al Gore) dedica-se às questoes ecológicas.

Eu só pergunto é porque é o tipo quando era primeiro m¡nistro nao se lembou de um plano histórico.......

E agora que O Blair lhe vai tirar o lugar, vamos ter que levar com ele como salvador da pátria.

É que só ele salvará o PSD dos Menezes e Santanas e só com ele o PSD convencerá o país....infelizmente........

Mas mais do que qualquer outro que partiu (Guterres, Sampaio, etc), ele será o salvador da pátria......ou pelo menos.......as pessoas vao estar convencidas disso.

terça-feira, 22 de janeiro de 2008

Ai.......(iii)

Para terminar a história da neve, convem dizer que fiz aquele descida (uma pista considerada fácil) umas seis vezes......

e na sexta vez só caí umas quatro vezes.....e ja conseguia mudar de direção e tudo....

e mais..........uma das vezes perguntei a uns espanhois como sair das cadeiras (sim porque os meus amigos austriacos e alemaes, com a excepção da primeira descida, nunca mais os vi a nao ser ás 6 da tarde), e das duas ultimas vezes já nao cai.......o que torna o risco de criar avalanches de pessoas menos provavel. (isto dos engarrafamentos de pessoas nao é novo: antes do Natal em plena gare do Oriente com montes de pessoas para apanhar o comboio para o Porto, o meu atacador prendeu-se no topo das escadas rolantes, logo fiquei preso e as pessoas que vinham a seguir vieram todas contra mim.....enquanto as outras que chegavam la cima e via que estava engarrafado tentavam voltar para tras nas escadas, o que por si é dificil, ainda mais com malas).......la consegui rebentar o atacador......e execepto a vergonha.....ninguem morreu

Snowboard é um pouco sado-maso.......mas o que descobri é que os momentos em que nao se cai da para ganhar o gosto. Eu estou um grande fã.

Ao contrário da facadas nao posso dizer que vou no dia seguinte, nem talvez no fim de semana seguinte......mas é com certeza para repetir........e para melhorar e muito.

Para mostrar o quão empenhado estou, hoje passei a manha a tentar comprar um prancha de snowboard e acessorios no e-bay.........se não for enganado........acho que ainda vou cair muitas mais vezes.

E foi o fim da aventura.

segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

Ai.........(ii)

Tudo se resolveu a bem.

Quando o terceiro grupo vinha de encontro aos que estavam no chao, com um dos skis em direçao à cabeça da miuda que estava no chao, consegui levanta-la e o pai que estava para la aos berros la teve ajudava para se levantar também. Imagino o que pensou a miuda......ali deitada, o pai aos berros para ajudarem que nao se conseguia levantar.....estava virada para cima e a unica coisa via era o ceu azul e a minha cara.........daí ter desatado a chorar. Mas, apesar do trauma, meu e da miuda tudo se resolveu.

Só quando a miuda estava prestes a levar com um ski na cabeça é que uma funcionaria do recinto resolveu vir a nosso encontro e para mandar vir porque nao podiamos estar ali caidos.......claro que a parva devia era ter parado o teleférico......mas que se vai fazer......espanha.

Depois começou a descida.....2 metros tombo.......5 metros outro tombo........10 metros outyro tombo. Mas com os tombos podia eu qye a neve até estava suave e eu tinah comprado roupa adequada. O que me costava a mim era conseguir levantar-me outra vez! Experimentem, com os pes presos, tentem levantar-se..........na neve....em quel quando estao quase de pé....a prancha deslisa q cai-se outra vez..........principalmente........quando se tem uma mochila às costas com roupa sapatilhas, 1,5 litros de água e merenda.

A história continuava.............+ 20 metros tombo...........outro.....mais outro..........imaginam já que tendo feito 100 metros da descida ( que tinha mais de 600m) tinha caido umas 20 vezes.......estava a trasnpirar todo.............já tinha caimbras nos abdominais de fazer força para me levantar ........e por mim passavam pessoas a uns 100Km/hora....inclusivé daquela espécie.......chamada putos.........o que é irritante.

Ao fim desses 100 metros (mais de meia hora) so me lembrava de uma coisa ...........QUERO ÁGUA se nao morro desidratado. Nunca pensei.....que sentisse em 100 metros de snowboard (a descer) um déficite enegético e hídrico, mais que sentira em qualquer jogo de futebol.

Isto tudo......eu e a Olga....que patina 1000 vezes melhor do que eu........mas que em snowboard nao tem hipoteses.......

Imaginem só que a minha descida demorou 1 hora e 20 minutos.......e a dela pelo menos mais 15 minutos........


Tugas.........

(continua)

terrorismo

Se continuam a prender Paquistaneses in Indianos no Raval (bairro interssantissimo de Barcelona), onde é que eu vou comer Palak Paneer, Mango lassi e nan-queso?

Make hot delicious food! Not war!

Ai ...... (i)

Ai, estou que nem posso.

Ontem pela primeira vez fiz snowboard.

Descobri que outra vantagem de Barcelona é que se pode ir aos pirineus e voltar no mesmo dia, em transporte publico, comboio.

Saimos num comboio às 7 da manha, fomos com austriacos e alemaes (claro esta, os verdadeiros adeptos do ski e snowboard). Às onze estava com os pés na prancha e aqui vamos nós!!!!

Fiquei-me pela pista mais fácil......aconselharam-me. E avisaram-me que o primeiro dia é principalmente ou somente cair e tentar colocar-se de pé. Foram para aí umas 10 pessoas diferentes que me disseram isto. Ora, eu queria acreditar que seria diferente, se nao qual era a piada?

Entre snowboard e ski, aconselharam-me snowboard, porque é menos técnico.....e eu também prefiro (à partida)....achei que era tipo mais cool........gajo que é gajo nao faz ski, faz snowboard.

Ora, primeiro problema: colocar-me nas cadeiras que nos levam até ao topo (tipo teleférico)....é que tem que se entrar com um dos pes ja preso à prancha. Pois, foi uma pequena aventura, sentir uma cadeira bater-me nas pernas e fazer-me cair para trás....em cima da cadeira.......foi estranho, mas correu bem. Claro que antes de entarmos nesta aventura tivemos 5 minutos de explicaçoes como fazer snowboard dos nossos amigos alemaes.......mas como sempre, toda a gente ensina como andar e manobrar mas ninguem explica detalhes simples de como entrar e sair da cadeira sem cair.....como travar e que fazer num caso de emergência.....detalhes....

Segundo problema (e pior) sair da merda da cadeira......sim porque nao param para sair.....e repito, um pé...esta prezo à prancha..............pois deu merda.......saio um pe na neve...outro na prancha e vejo-me a cair.....a unica reacçao que tive foi quando cai baixar a cabeça para nao levar com a cadeira que continuava a vir contra mim.......do mal o menos, nao levei com a cadeira.....

enaquanto estavamos no chao (sim porque nao fui o unico)....e as cadeiras continnuam a chegar.....os seguintes ao verem-nos no chao....tentam desviar-se mas cairam também. Pai e filha ( de uns quatros anos) no chao......
ja quatro no chao.......eu de pé mas a lutar para nao cair....so vejo o pai a gritar...ajudem-me ajudem-me..........olho para trás e vem outra cadeira com mais gente. Eu lutava para nao cair.....ouvia tudo aos gritos e penso..........mal cheguei e estamos prestes a provocar uma avalanche...... mas de pessoas.

(continua)

sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

Biodiversity and Business.......is business

Durante dois anos, dez empreendimentos nos concelhos de Aljezur e Vila do Bispo estarão sujeitos a medidas preventivas. Em causa estão loteamentos que previam pouco mais de 16 mil camas e que têm sido alvo de polémica por violarem as regras do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, onde se inserem. (publico)


Há algum tempo atrás ouvi falar numa iniciativa de Portugal (ICNB) no ambito da Presidencia Portuguesa da Uniao Europeia, chamada de Biodiversity and Business (acho que fiz uma posta na altura)....

Agora vejo que Aljezur, em pleno parque natural estava previsto a construçao de 16000 camas.......que pelos vistos agora o governo parece estar no caminho de suspender.

Durante anos ecologistas, naturalistas, biólogos e profissoes afim, andaram a criticar o poder político porque o lobby da construçao ( e industra em geral) era muito superior à do ambiente. Já sabemos que quem financia as campanhas dos politicos nao sao os biólogos. E criticavamos isso, classificando quase o poder político como corrupto ou vendido.
Agora, finalmente parece que entramos no jogo. parece que já que as empresas financiam os politicos que financiem também os biólogos em troca que uns dinheiritos para investigaçao ou conservaçao.

Claro mais dinheiro para investigaçao nao é necessariamente mau, mas acho que rapidamente os investigadores na área devem esclarecer rapidamente a que troco é que recebemos esse dinheiro. É porque daqui a pouco temos as maos tao sujas como as dos politicos (por muito menos dinheiro) e a opinao publica pederá cada vez mais a confiança nos ecologistas, investigaçao e ciencia.

Será um recuo de mais de 30 anos. Acho que é melhor clarificarmos bem o que é o biodiversity and business.....para nao ser visto meramente como business, ou apesar de ganharmos algum dinheiro para investigaçao perdermos credibilidade. Começa ja a justificar-se declarar nos artigos (quando financiados por empresas), competing interests.

Parece que estamos a assitir ao bloco central a abraçar a bandeira da ecologia, com as consequèncias que se têm visto em outras áreas.

domingo, 13 de janeiro de 2008

Mesmo a calhar...

Amiguitos (as):

se estavam a pensar vir ao SMBE sugiro que fiquem mais uns dias para o concerto dos Radiohead uns dias depois:

Radiohead at Daydream Festival Tickets in Barcelona, Spain Date: 12/06/2008Venue: Parc Del Forum Barcelona

Nunca fui ao Daydream Festival nem sei se é bom, mas é sempre uma oportunidade para os ver.

Já comprei o bilhete.....que custa 68Euros. É caro, mas para os ver no Reino Unido dá-se perto de 100Euros e em alguns sites on-line tipo worldticket só vejo bilhetes acima de 150 euros.

Quem quiser manifeste-se que eu não me importo de ir à Fnac comprar bilhetes....
Ontem ainda havia.

quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

Devotchka

Vi ontem o concerto e gostei bastante principalmente do som dos Balcâs e Roménia.

http://www.devotchka.net/cms/?q=

terça-feira, 8 de janeiro de 2008

Artigos de Natal e Ano Novo

Sugestões de Natal e Ano Novo!


In Nature:

"Come all ye scientists, busy and exhausted. O come ye, O come ye, out of the lab"
Will you be working on Christmas Day this year? We have found evidence that increasing numbers of scientists are swapping party hats for mouse mats during the festive season.

http://www.nature.com/nature/journal/v450/n7173/full/4501156a.html


"Drunken flies get hypersexual"

From the annals of insect biology comes a cautionary tale for those recovering from their post-New Year’s celebration: heavy boozing has been shown to send male fruitflies, like their human counterparts, into a lusty fog.

http://www.nature.com/news/2008/080103/full/news.2007.402.html


"Free journal-ranking tool enters citation market"
http://www.nature.com/news/2008/080102/full/451006a.html


Este é uma pérola.

In Bristish Medical Journal:

Origins of magic: review of genetic and epigenetic effects

Results Magic shows strong evidence of heritability, with familial aggregation and concordance in twins. Evidence suggests magical ability to be a quantitative trait. Specific magical skills, notably being able to speak to snakes, predict the future, and change hair colour, all seem heritable.



http://www.bmj.com/cgi/content/short/335/7633/1299

Radiohead no 1.º lugar do top com CD oferecido na net

Vejam no público

http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1315970


Não é que a minha opinião seja isenta porque gosto muito de radiohead ( e ao contrario de como facadas pensa, não é só do OK computer), mas espero que seja uma estalada para aqueles grupinhos e musicos que andarem sempre a criticar as editoras, mas depois de entrarem cagam para outros de muita qualidade que nunca conseguem entrar no universo das editoras. Principalmente porque esses são aqueles que em vez de se preocuparem em fazer musica de jeito dedicam o seu tempo à caça dos downloads.

Não é que o mundo vá mudar por causa disso. Não sou assim tão crente. ..... e se calhar só os dá quem pode (imagino que os Radiohead não andem pela rua da amargura quanto a dinheiro).

Mas mais que falar há pequenos gestos que valem muito.

E se fizessemos isto em ciência?

Eu estava a pensar por pequenos comentários sobre ciência numa on-line página depois de os mandar a dois revisores não anónimos (e colocava os artigos e os comentários dos revisores).

Mas primeiro tenho que arranjar uma página.

Ignorância?

Hoje no publico vinha uma notícia na secção de ciência, sobre os benefício do Sol para evitar o cancro:

http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1315969

Tive o cuidado de ler os comentários (na altura 4), e claro que me parecem um bando de ingorantes com opiniões parvas.

Mas pensando bem no assunto, será que nós cientistas nos dedicamos o suficiente a explicar o que é ciência e o que verdadeiramente significam os nossos resultados?

segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

Uma mensagem para mim

Muda de vida
Se tu não viveres satisfeito
Muda de vida
Estás sempre a tempo de mudar
Muda de vida
Não deves viver contrafeito
Muda de vida
Se há vida em ti e outro jeito

Ver-te a sorrir, eu nunca te vi
E a cantar, eu nunca te ouvi
Será de ti ou pensas que tens
Que ser assim

Muda de vida
Se tu não vives satisfeito
Muda de vida
Estás sempre a tempo de mudar
Muda de vida
Não deves viver contrafeito
Muda de vida
Se há vida em ti a latejar

Ver-te a sorrir, eu nunca te vi
E a cantar, eu nunca te ouvi
Será de ti ou pensas que tens
Que ser assim

Olha que a vida não,
Não é nem deve ser
Como um castigo que
Terás que viver
Olha que a vida não,
Não é nem deve ser
Como um castigo que
Terás que viver

Muda de vida
Se tu não vives satisfeito
Muda de vida
Estás sempre a tempo de mudar
Muda de vida
Não deves viver contrafeito
Muda de vida
Se há vida em ti a latejar

Muda de vida
Se tu não vives satisfeito
Muda de vida~
Estás sempre a tempo de mudar
Muda de vida
Não deves viver contrafeito
Muda de vida
Se há vida em ti a latejar

Olha que a vida não,
Não é nem deve ser
Como um castigo que
Terás que viver
Olha que a vida não,
Não é nem deve ser
Como um castigo que
Terás que viver

sábado, 5 de janeiro de 2008

Lisboa -Dakar

Cancelado!



Estou com pena!



Estes resquícios de colonialismo Europeu (sim porque estamos sempre a criticar os americanos e no fundo a Europa não faz muito melhor) pareciam não ter fim dado o dinheiro que chegava às mãos de alguns lideres africanos (a maioria ditadores).



Mas é incrivel como o terrorismo veio impor uma nova ordem (nao digo melhor). Não é que eu defenda que andem por aí a matar pessoal inocente, longe disso. Mas se pensarmos bem, as desigualdades no mundo são tantas que alguma coisa teria que acontecer. Para já é o terrorismo que se esconde sob a capa de uma religião. Mas para mim a religião é só um argumento e uma motivação pra recrutarem suicidas. No fundo se os africanos começarem a tentar entrar na Europa e se suicidarem não por causa da religião, vai dar no mesmo.



Parece que basta por a Marisa e a Cesária èvora a cantarem juntas para dar a ilusão que Europa e África têm as melhores relações do mundo. A Europa e os políticos africanos fazem bons negócios.`Foi disso que tratou a ciméria. Quanto à melhoria da condição humana ninguem esta interessado.



E não pensem que este contentamento com o cancelamento do Dakar é uma questao de preservação da natureza, porque nao é. Trata-se de prioridades. Foda-se as pessoas lá morrem de fome e de doenças, algumas das quais já há medicamentos há muito tempo e não são caros). Claro que agora não vou andar descalço porque as pessoas passam fome....e de certo modo esta hipótese é hipócrita no sentido que eu não dou exemplo nenhum.

Mas acho que algumas coisas que dão prazer a meia duzia de magnatas como o Dakar deveriam acabar. Ou entao vamos todos caçar os rinocerontes todos que existem. Se é tudo uma questão de dinheiro.....

nao percebo o meu cérebro

Há uns meses falava (escrevia) mal de tudo e todos........

comno se acabaram as baterias e entrei num estado depressivo comecei com a minha autodestruição e a condenar-me por tudo o que possa ter feito de errado, principalmente o que tenha implicações com outros.

Essees outros que me desculpem se causei ou causarei algum problema (porque pode ser apenas uma construção mental), mas dei o meu melhor.

Só quero dizer que não posso continuar a sentir-me culpado de tudo e pelo mal que acontece a todos, se não consigo nem vale a pena viver. Pareço o Buda enquanto criança, que não sabia o que se passava com ele mas sentia uma angustia e uma culpa por algo que não sabia.

Já que ele encontrou o caminho dele eu tb vou entrar em meditação para encontrar o meu....que, não se preocupem, nao será o mesmo.

Percebo cada vez mais que é preciso saber viver..... e muitas das vezes esqueço-me que sou libre.

Acho que é essa merda que tenho que me lembrar todos os dias quando acordo:

"Rui és livre" Foda-se

sexta-feira, 4 de janeiro de 2008

2008

Antes de mais obrigado por todos os comentários à posta anterior.


A Olga que me desculpe mas roubei-lhe a resolução de ano novo:

"Dar relativamente pouca importância a coisas importantes."

Estou confiante e quem tiver ideias fixes fora da ciência que vá sugerindo.

É natarula que algumas das atitudes nos próximos 6 meses pareçam um pouco estranhas mas dêm um desconto estou só confuso.

Até já