sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

Biodiversity and Business.......is business

Durante dois anos, dez empreendimentos nos concelhos de Aljezur e Vila do Bispo estarão sujeitos a medidas preventivas. Em causa estão loteamentos que previam pouco mais de 16 mil camas e que têm sido alvo de polémica por violarem as regras do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, onde se inserem. (publico)


Há algum tempo atrás ouvi falar numa iniciativa de Portugal (ICNB) no ambito da Presidencia Portuguesa da Uniao Europeia, chamada de Biodiversity and Business (acho que fiz uma posta na altura)....

Agora vejo que Aljezur, em pleno parque natural estava previsto a construçao de 16000 camas.......que pelos vistos agora o governo parece estar no caminho de suspender.

Durante anos ecologistas, naturalistas, biólogos e profissoes afim, andaram a criticar o poder político porque o lobby da construçao ( e industra em geral) era muito superior à do ambiente. Já sabemos que quem financia as campanhas dos politicos nao sao os biólogos. E criticavamos isso, classificando quase o poder político como corrupto ou vendido.
Agora, finalmente parece que entramos no jogo. parece que já que as empresas financiam os politicos que financiem também os biólogos em troca que uns dinheiritos para investigaçao ou conservaçao.

Claro mais dinheiro para investigaçao nao é necessariamente mau, mas acho que rapidamente os investigadores na área devem esclarecer rapidamente a que troco é que recebemos esse dinheiro. É porque daqui a pouco temos as maos tao sujas como as dos politicos (por muito menos dinheiro) e a opinao publica pederá cada vez mais a confiança nos ecologistas, investigaçao e ciencia.

Será um recuo de mais de 30 anos. Acho que é melhor clarificarmos bem o que é o biodiversity and business.....para nao ser visto meramente como business, ou apesar de ganharmos algum dinheiro para investigaçao perdermos credibilidade. Começa ja a justificar-se declarar nos artigos (quando financiados por empresas), competing interests.

Parece que estamos a assitir ao bloco central a abraçar a bandeira da ecologia, com as consequèncias que se têm visto em outras áreas.

Sem comentários: