quinta-feira, 16 de agosto de 2007

Mini-crash

Quem nao está de férias tem assistido ao lançamento de noticias sobre crash, injecçao de dinheiro, queda nas bolsas por causa de da crise do mercado imobiliário nos EUA.

Devo dizer que quando estas notícias apareceram nos jornais portugueses, parecia que todos nos eramos doutorados em economia e portanto, sabiamos claramente que se há um crise no mercado imobiliário, logo vai haver um crash e amanha nao há dinheiro nos bancos e depois desemprego, fome e por aí fora.

Tive que recorrer aqui a um colega basco, e logo entendido em coisas de bolsa, bancos, economia e capitalismo, e acho que agora fiquei a perceber melhor.

O que toda a gente achava estranho era que se a participaçao dos bancos europeus (e principalmente portugueses) era baixa.....porque o banco central europeu estava a injectar dinheiro para evitar a crise.

Pois parece que o envolvimento de bancos nao americanos era maior do que aquele que oficialmente se sabia e agora assitismos à queda de todas as bolsas.

E eu pergunto o que é que isso tem a ver comigo. Nao tem nada e tem tudo.

Tem tudo porque ja sabemos que quem paga é o mexilhao. Nao tem nada porque nós continuaremos cá. Por mais alarmistas que os jmedia possam ser .

Mas se assim for, chega na altura certa. Talvez seja altura para isso, talvez seja a altura certa para nos indignarmos e de nos unirmos e nao de entarmos em paranoia como qualquer investidor. Nao temos que agir como investidores......a palavra de ordem é solideriedade, coisa que investidores nao sabem o que é.

Gozem tranquilamente as vossas férias e nao liguem âs noticias do fim do mundo. Afinal ja os REM diziam:

"It's the end of the world as we know it and I feel fine."

3 comentários:

gaja disse...

Oh gajo,

olhe que nao, olhe que nao... olhe que o assunto e mesmo serio... ainda hoje de manha aqui nas noticias na radio a conversa fluia mais ou menos assim: " ha duas semanas atras quando se comeceu a falar na crise do sub-prime mortage, eu perguntava, mas a city nation (ou o raio que os parta, o maior emprestador de dinheiro aqui das americas) esta imune a estas coisas, certo? uma companhia tao grande nunca poderia ser afectada por isto... ora acontece que hoje de manha a empresa revelou que esta a um peido do "G W arbusto" de abrir falencia.
Nao sei se se percebeu nada disto, mas o que quero dizer e que todos os dias nos apercebemos que a crise e muito maior que inicialmente previsto... e cada vez mais as pessoas se estao a aperceber que as implicacoes serao bem mais globais que o previsto.

O que e que isto quer dizer para o mexilhao?... olha por exemplo se o mexilhao precisar de um emprestimo para comprar casa pode nao o conseguir porque o banco nao tem quem lhe empreste o dinheiro para ele lho emprestar a si... ou pior... imagina que decides que queres mudar o teu emprestimo da CGD para o BES porque te dao melhores condicoes la, a CGD pode ficar a rasca porque nao tem o dinheiro que supostamente te emprestou...

ok ok ja chega porque ja estou cansada e nao sei se o que disse faz sentido nenhum...

mas afecta o mexilhao afecta... por exemplo... va-se la perceber porque mas uma das consequencias desta porra toda e que o dolar esta a subir face ao euro, e coitadinha da mexilhona eu que quando o euro esta alto sou uma gaja rica, quando o euro esta baixo nem tanto!

A facadas

váparaforacádentro disse...

queda nas bolas????

hedgy_the disse...

VPFCD, voce tem uma mente preversa. Nao perdoam uma! Eu escrevo os meus textos em 5 minutos e nao volto a ler, por isso as minhas postas estao mal escritas e cheias de erros. Mas eu nao pretendo ter o blog mais bonito do mundo. Nunca ouvi dizer em tempo de guerra nao se limpam armas?
De qualquer modo para nao ferir susceptibilidades substitui a queda das bolas pela queda das bolsas.