quarta-feira, 8 de agosto de 2007

Sinto-me roubado

Lucro da Galp Energia subiu 71 por cento no primeiro semestre do ano.

Isto é uma notícia o público on-line. À noite no telejornal alguem da galp (nao sei se director ou presidente) disse que a gasolina ia aumentar outra vez, por causa do aumento relacionado à exportação para os EUA.

O que é que o cu tem a ver com as calças? Quer dizer tem 71% de lucro e o preço da gasolina nao pode baixar? Ainda vai aumentar? E o tal administrador ainda se queixava dos impostos altos em Portugal? Deve ser por isso que as espanholas Cepsa e REpsol estao a envadir Portugal (porque pagam muitos impostos ao governo portugues).

Nao devia esta companhia, quando o mercado foi liberalizado contribuir para a redução dos preços, fazendo com que as outras fossem também obrigadas a diminuir?


Ainda nos pedem para comprar produtos portugueses?

Está mas é a gozar com todos os portugueses!!!!

Temos uma das gasolinas mais caras da Europa, os salários mais baixos e a empresa PORTUGUESA tem 71% de lucros. Ou seja, o país em crise e as gasolineiras e os bancos a ficar com o dinheiro.

Era mas ninguem meter gasolina na GALP até os cabroes baixarem os preços.

Desculpem a linguagem mas sinto-me roubado.

7 comentários:

gaja disse...

De todas as tuas indignações recentes, esta foi a que me deu mais vontade de rir!

Sim, estou mesmo a ver os senhores da Galp a pensar: ah e tal, 71% de lucros já é muito, vamos mas é baixar os preços para os portugueses de quem tanto gostamos viverem melhor... Se para o ano não ganharmos tanto dinheiro não tem mal, porque fizemos uma boa acção...

Acho que te fazia bem sair de Pangea de vez em quando e vir dar uma volta ao mundo real e capitalista...

O papel de zelar pelas boas condições de vida dos portugueses não cabe à Galp, cabe ao governo.

hedgy_the disse...

Concordo, mas....

A Galp é uma empresa e como tal pensa em ter lucro. O que deveria acontecer se achacessmos o preço da gasolina da Galp caro?
Comprar a outra marca. So que simpelesmente o mercado nao funciona porque os preços sao combinados. Se rebentou um barril da Cepsa e a gasolina da Cepsa aumenta, aumenta também a da Galp. Neste caso, e nao me parece que a gasolina seja um bem essencial no verdadeiro sentido da palavra, mas é um bem essencial da economia, da qual estamos infelimente dependentes. Des de que houve a liberalização dos preços, a gasolina so aumentou, aliás quase todas as semanas. Primeiro era a crise do Médio oriente, depois o furacao em New Orleans, a guerra no Iraque e acho que se o Bush der um peido, o preço da gasolina sobe.

Mas eu pergunto, se como forma de protesto os portuguese deixassem de meter gasolina Galp por tempo indeterminadoa devido aos preços elevados, sera que a Galp nao baixava o preço?

A falência nao ia de certeza. Acho é que o cidado aceita passivamente o cpitalismo, quando boicotar uma empresa nao custa assim tanto.

Talvez nos próximos dias percebam melhor qual o motivo da nova subida e vejam se faz sentido.

gaja disse...

tenta investigar qual foi a mergem de lucro da cepsa, da repsol, da bp, da mobil no ano passado e depois repensa la a posta!
Aqui nos EUA, desde que ca cheguei os precos quase triplicaram e curiosamente tambem odos os anos as gasolineiras aumentam as margens de lucro... mas quandos e fala dos aumentos nunca ninguem fala disso, falam sempre, como muito bem disseste, dos peidos do sr. bush!

hedgy_the disse...

Vamos supor que a margem de lucro das outras empresas foi semelhante.

Eu só fiquei indignado porque a conferencia de imprensa que serviu para apresentar os lucros, com toda a pompa e circunstancia, serviu também para o senhor ainda se queixar que os impostos da gasolina em Portugal sao muito altos.

Isto até poder ser verdade, mas até parece que iam baixar proporcionalmente se baixassem os impostos.

Ainda se queixou que coitadinhos vao ter que subir o preço em Portugal, porque como a GALP é uma grande exportadora para os EUA e como lá o preço subiu, cá tem que subir para balancear. (Isto foi o que eu percebi, mas posso estar enganado!)
Mas isto faz algum sentido?

E admito que a minha posta é de ressabiado, porquê?

Porque no inicio deste ano, um estudo europeu mostrou que quando o preço da gasolina sobe em todo o mundo, Portugal acompanha a subida (no espaço de uma semana).......mas quando desce as gasolineira demoram a descer entre 2 a 3 meses.

Justificaçao: como a gasolina está aramazenada e foi comprada mais cara só quando se esgota o armazenamento é que se pode baixar os preços.

Mais uma vez isto é ridiculo. Porque este argumento servia também para dizer que os aumentos deveriam demorar 2 a 3 meses a ser efectuados.

Além disso o mesmo estudo dizia na altura em que a gasolina baixou em todo o mundo, principalmente na Europa, em Portugal baixou só 20 a 30% da mèdia dos países Europeus.

SE isto nao é gozar com os portugueses, nao só porque aumenta a gasolina mas porque a inflaçao sobe imenso porque todos os produtos aumentam.

Sim, estou ressabiado com isto tudo. É que se quando vou comprar gasolina e meto 20 Euros que agora até nao dá para muito, se 10 forem directamente para o bolso da Galp ( que suponho que ainda nao foi pelo menos totalmente privatizada, nem sei se ja foi parcialmente, mas corrijam-me)...isso sim chateia-me porque esses dez euros iriam ser gastos noutra coisa qualquer.

hedgy_the disse...

Há mais empresas.....podeia dar uma mao cheia de exemplos.

Porque é que a TAP, por exemplo, faz voos Barcelona-Porto a cima de 200 euros, quando temos a Ryanair e Clickair a fazer voos a 50 ou 60 euros.

Ok, sao lowcosts, o serviço nao é o mesmo.

O que é certo é que mesmo sem Ryanair e Clickair, muitos portugueses do Norte como eu preferiam ir a Vigo pagar um vooo de 70 euros pela Iberia ou spanair (que nao sao lowcost) para Barcelona do que vir pela Tap ou Portugalia a 220 euros.

Resultados avioes de Iberia e Spanair estavam sempre cheios. Os da tap e Portugalia, as vezes traziam 50 pessoas, mas muito as vezs.

Vamos supor que a margem de lucro é a mesma para TAP e Portugalia versus (Iberia e Spanair).

Agora eu pergunto: A TAP prefere que viagem 50 passageiros a 230 euros do que 200 a 60, mesmo que significasse o mesmo lucro.

O que é legitimo. O que é um absurdo é depois o estado andar com pena destas companhias e a injectar dinheiro dos contribuintes quando elas nao fazem nada pelos portugueses, porque se nao vao a falencia.

O protecionismo do estado a empresas que tenham 70% de lucro é que nao se compreende. Por exemplo a isençao de impostos â banca, quando sao as instituiçoes com maiores lucros nos ultimos anos.

Eu sei que estou a ser utopico, mas numa altura em que as pessoas andam todas endividadas os bancos continuam a aumentar os lucros?

Eu sei que isto é o capitalismo....mas nao se esqueçam que há uma coisa que neste momento é inédita no capitalismo. É que pela primeira vez, apesar de haver uma recuperaçao económica na Europa, os salários nao acompanharam essa recuperaçao. E isto é inédito neste sistema. Falta ver quais sao as consequencias.

GoEThe disse...

Um aumento de 71% de lucros n quer dizer q sejam lucros de 71%!!!
Nenhuma empresa tem uma margem de lucro assim tão grande.
E se uma empresa não tem lucro, mais cedo ou mais tarde fecha. E se as empresas fecharem quem se lixa é quem trabalha lá.

hedgy_the disse...

sim eu sei que era um aumento de 71% dos lucros e nao lucros de 71%.

Mas já agora alguém sabe em 20 euros de gasolina, quanto é que a galp ganha?

A minha indignaçao nao foi com o aumento dos lucros. Foi por o senhor â noite ainda se estar a queixar....e a falar em aumentos porque o bush deu um peido.

Ora colega Gonçalo, o que eu estou farto de ver em Portugal sao empresas sem lucro ou com prejuízo e que milagrosamente continuam a laborar durante anos. Certo é que sao pequenas empresas, médicos, advogados etc.

E sou a favor que haja algum apoio no sentido da protecçao de postos de trabalho......agora nao se pode é dar milhoes as empresas para se modernizarem como no tempo do cavaco, gastarem o dinheiro em Ferraris, abrir falencia e o estado ai nda vai salvar os postos de trabalho injectando dinheiro.

E se a falencia causa desemprego, o sucesso deveria ser o inverso.

Mas já pensaram que há cerca de 15 anos atrás as bombas de gasolina passaram a ter avastecimento automático (levando a que muitas pessoas fossem para o desemprego), `permitindo as gasolineiras de pouparem em ordenados (aumentar os lucros) sem que isso se reflectisse numa baixa dos preços da gasolina?

Se calhar tenho alguma razao para estar ressabiado.

Proponho quem quem saiba alguma coisa da margem de lucro da Galp faça uma posta.